top of page

O poder do Autoconhecimento


São vários relacionamentos seguidos que não deram certo. Desde jovem, os relacionamentos tiveram o mesmo padrão. É a namorada que se deixou ser agredida e dominada pelo parceiro. É o homem que sempre se submete aos limites sufocantes impostos pelo ciúme exagerado da moça. É o (a) filho (a) que não consegue expor e fazer valer suas vontades, sempre deixando que a mãe ou pai (ou outros membros da família) escolham por si. São irmãos quem não se entendem e permanecem isolados por muito tempo, afetando toda a relação do núcleo familiar. E o que dizer dos relacionamentos no ambiente de trabalho? O medo de sugerir, de expor uma opinião, de pedir melhores condições, de assumir responsabilidades. E tem até aqueles que nunca conseguem manter um relacionamento duradouro e saudável, passando a acreditar que nasceram para ser solteiros (as).


Essas são algumas das situações encontradas em relacionamentos dos mais variados aspectos e que vão degradando todos os campos da vida. Pessoas que não se relacionam bem, muitas vezes, são tristes, infelizes, com autoestima baixa, não conseguem olhar no olho, não conseguem se enxergar no ambiente onde convivem com outras pessoas. Isso pode trazer vários problemas para a vida, começando pelo isolamento social, medo de falar em público ou mesmo em um grupo de amigos, atenção demasiada às redes sociais, substituindo os laços do mundo real pelos frágeis e irreais laços do mundo virtual. Boas oportunidades são perdidas na vida devido a problemas de relacionamento.


Quem não quer ser bem aceito? Quem não quer ser uma referência? Quem não gosta de ser procurado pelos amigos ou demais conviventes para expor sua opinião? Quem não se sente ótimo quando uma sugestão de sua autoria é aceita e muda uma realidade? Ah, como é bom perceber no olhar do outro o quanto gosta de estar na sua companhia! Ah, como é bom receber um gesto de gratidão, de carinho em retribuição a uma palavra bem colocada! Ah, que bom seria se o relacionamento com o (a) amado (a) fosse mais tranquilo, mais saudável! Ah, como é bom perceber que meu (a) parceiro (a) me conhece, sabe o que eu gosto e o que eu não gosto! Ah, como é bom quando meus limites nas relações são respeitados!


Durante a minha vida nem sempre meus relacionamentos foram saudáveis. Nunca fui uma pessoa de muitos amigos, mas os que encontrei ao longo do tempo, permanecem até hoje. Porém, tive alguns relacionamentos complicados. Tinha alguns relacionamentos complicados, com muitas brigas, na época de escola. E quando entrei na idade adulta, o padrão se mantinha o mesmo. Em família, sempre me achava um “peixe fora d’água”. No trabalho, não conseguia me relacionar bem com os meus chefes. Dificilmente me sentia preenchido com a forma como conduzia minhas relações. No campo amoroso da minha vida, nunca conseguia manter um namoro, muito por causa da minha timidez. Tive um relacionamento, esse sim, estável durante doze anos. Mas continuava não me sentindo realizado. Dificilmente minha vontade prevalecia, me anulei durante muitos desses doze anos e, permanecia naquela situação. Não me sentia capaz de ter um outro relacionamento, num outro nível de realização. Eu não acreditava em mim mesmo, apesar de sempre perceber que as pessoas tinham uma imagem de mim muito melhor do que a minha autoimagem. E como mudei isso em minha vida?


Cheguei ao que muitos chamam de fundo do poço. Um quadro de depressão e ansiedade graves, nenhuma realização pessoal no meu trabalho, vontade de desistir do meu lado religioso, gastando meu dinheiro de forma inconsequente, como se não houvesse amanhã e, o que eu considerava o pior de tudo: eu acreditava que não havia mais solução! Eu não queria mais lutar!


Até que em certo momento, trancado no meu quarto, afundado na depressão, comecei a pesquisar algo que pudesse me tirar daquela situação. E comecei a me encontrar com o Coaching (no vídeo “Como o Coaching mudou a minha vida” eu conto um pouco melhor sobre isso).


O mais importante que eu descobri com o uso das técnicas aplicadas no Coaching foi chegar a uma conclusão : Tudo isso acontecia porque eu não me conhecia. Eu não tinha AUTOCONHECIMENTO. Sem me conhecer, não sabia meus limites, minhas vontades, não sonhava mais, não conhecia os meus valores de vida.


Com AUTOCONHECIMENTO eu, você, qualquer pessoa pode mudar o padrão de seus relacionamentos. AUTOCONHECIMENTO é o principal valor que vai fazer com que você possa se amar antes de amar qualquer outra pessoa. Se você não se ama, ninguém te ama.


Veja alguns benefícios que o AUTOCONHECIMENTO vai trazer para você:


1º) Uma viagem ao seu interior, fazendo com que você entenda sua cultura, seus padrões, trazendo entendimento de porque você reage de determinada forma a uma determinada situação.


2º) Traz de volta a sua individualidade, a sua identidade, promovendo resistência para que você não ceda facilmente às idéias impostas pela sociedade;


3º) Melhora a sua forma de comunicação, já que você se conhece melhor, conhece suas idéias, seus pensamentos, seus valores e, com isso, adquire a capacidade de argumentar com base sólida, consistente;


4º) Traz uma maior autoaceitação, já que, se conhecendo melhor, você se entende mais;


5º) Inibe o medo do próximo, trazendo mais confiança nas pessoas e em si mesmo.


6º) Melhora seus relacionamentos, uma vez que o AUTOCONHECIMENTO possibilita que você conheça e entenda melhor o próximo, aceitando as diferenças e se relacionando melhor com elas, respeitando-as.


Como já falei, o AUTOCONHECIMENTO é fundamental para que você desenvolva o amor por si mesmo e melhorar a sua autoestima. Isso faz com que você deixe de procurar a solução dos seus problemas de relacionamento nos outros e passe a buscar no seu interior, que é o que você tem armas para mudar. Ninguém muda o outro!


Então, tome uma atitude agora mesmo para mudar o seu interior e trazer mais AUTOCONHECIMENTO para sua vida!


Entre em contato comigo agora mesmo e agende a sua primeira sessão de Coaching clicando aqui.


Vamos, juntos, realizar o seu sonho de mudar o padrão dos seus relacionamentos.


Realizando sonhos, transformamos realidades!


Celebre a vida!

Um abraço.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
bottom of page